MICQ(1) MICQ(1) NOME mICQ−umclienteICQleveemmodotexto SINOPSE micq[-h][-c][-b<direto´ riobase>>][-i<locale>][-v[nı´ vel]][-l<logplace>][-u<UIN>][-p <senha>][-s<estado>][-C<comandos>] DESCRI¸ CA˜ O mICQe´ umclienteICQemmodotextoquepossuimuitosdosrecursosprovidospelosclientesde ICQdaMirabillis.mICQpermitequesemudeasenhadousua´ rio,crienovascontas,atualizeas informa¸ co˜ espessoais,procureporoutrosusua´ rios,envieSMS,abraconexo˜ esdiretas,enviemensagensconhecidas,transfiraarquivos,detecteoclientedeoutrosusua´ rios,enviemensagenscom codifica¸ ca˜ oUTF-8,executecomandosarbitra´ riosparaqualquerevento,etc. OP¸ CO˜ ES −h|−−help Mostraumacurtamensagemdeajudaeencerra. −c|−−nocolor Desabilitaousodecores. −b|−−basedir<direto´ rio> Especificaumdireto´ riocomoodireto´ riobaseondemICQprocurara´ seusarquivos,em particularseuarquivomicqrc. −i|−−i18n<locale> Usaolocalelocaleaoinve´ sdoobtidopelasvaria´ veisdoambiente. −v|−−verbose[nı´ vel] Iniciaouajustaonı´ veldeinforma¸ ca˜ overbalparanı´ vel. −l|−−logplace<arquivo>|<dir> Usaarquivocomoumarquivodelog,ouusedircomoumdireto´ rioparacriaroslogspor usua´ rioindividual. −u|−−uin<uin> Logarcomouinapenas.Poderepetir. −p|−−passwd<senha> Logarcomsenhacomosenha.Poderepetirparacadaop¸ ca˜ o-u,ouumau´ nicavez. −s|−−status<estado> Logarcomestadocomoestado,quepodeserdadonumericamenteouinv,dnd,occ,na, away,ffc,ouoff[line]. −C|−−cmd<comandos> ExecutarcomandosdomICQcmdsapo´ sologinaoinvsdocomandopadra˜ oeg USO Naprimeirainicializa¸ ca˜ o(paraodireto´ riobasedado),mICQperguntara´ porumUIN,oucriara´ umnovo.Apo´ soprimeirologin,alistadecontatosbaseadanoservidorsera´ importadaautomaticamente. Comandosba´ sicosincluemmsgparacomunicar-secomoutroscontatos(tentepressionaratecla <tab>diversasvezesemumalinhadeentradavaziaparatrazercomandosmsgparacomunicar-se comcontatosrecentementefalados),addparaadicionarnovoscontatos,update,other,andabout paraalterarseusmetadadosnoservidorICQ,e,e´ claro,helpparaajudaonline.Umalistacompletadecomandosesta´ disponı´ velnapa´ ginademanualmicq(7) RECURSOS mICQe´ muitoporta´ velefuncionaemLinux,DOS,OS/2,Win32,BeOS,AmigaOS,GNUHURD equaisqueroutrossistemasUnixmodernos.Sabe-sequemICQversa˜ o0.5rodaemLinux, AIX,HPUX,Tru64,AmigaOS,parcialmenteBeOSeoutrossaboresdeUnix.Noentanto,osoutrossaboresdeUnixpodemouna˜ ofuncionar,equalquerpessoasera´ bem-vindaatestarenos PTBR mICQ 1 MICQ(1) MICQ(1) avisar. HISTO´ RICO 16deAgostode1998 MatthewD.Smithpublicaoprimeiromicqparaomundo.Seguidopor12"releases"ate´ 25deSetembrode1998. 05deJaneirode2001 MatthewD.Smithmorreemumacidentedecarro.Osusua´ rioscontinuamdeonde Matthewparou,passamomICQparaalicen¸ caBSDereiniciamodesenvolvimentodo mICQ. 10deJunhode2002 Aversa˜ o0.4.9epublicadasobrealicen¸ caGPL,finalmenteimplementandoanovaversa˜ o 8doprotocoloICQ,porRu¨ digerKuhlmann. MAILING-LIST-LISTASDEDISCUSSA˜ O Alistadediscussa˜ ooficialdomICQe´ micq-list@micq.org.Informa¸ co˜ essobresubscri¸ ca˜ oe arquivosesta˜ odisponı´ veisnoendere¸ cohttp://www.micq.org/pipermail/micq-list/. DOWNLOAD ViaHTTPnositehttp://www.micq.org/download. Paraobteramaisnovaversa˜ oviaCVS,acesse: cvs−d:pserver:anonymous@micq.org:/var/lib/cvscomicq VEJATAMBE´ M micqrc(5),micq(7) ARQUIVOS ˜ /.micqrc Antigoarquivodeconfigura¸ ca˜ odomICQ−obsoleto. ˜ /.micq/ Direto´ riopadra˜ oondemICQprocuraporseusarquivos. BASE/micqrc Arquivodeconfigura¸ ca˜ odomICQ.Conte´ maconfigura¸ ca˜ oglobal. BASE/status Arquivodeconfigura¸ ca˜ odomICQ.Conte´ malistadecontatoseop¸ co˜ esparaoscontatos. BASE/i18n/*.i18n ArquivodeInternacionaliza¸ ca˜ olocalquesobrepo˜ eosarquivosdeInternacionaliza¸ ca˜ odo mICQ. ˜ /.micq/i18n/*.i18n ArquivodeInternacionaliza¸ ca˜ olocalquesobrepo˜ eosarquivosdeInternacionaliza¸ ca˜ odo mICQ. BASE/history Direto´ riopadra˜ oparaosarquivosdelogdomICQ. BASE/files Direto´ rioondearquivosdetransfereˆ nciarecebidossa˜ osalvos. BASE/remote-control AntigolocalpadroparaoFIFOusadoparascripting.Renomeadopoisconfundiausua´ rios. BASE/scripting LocalpadroparaoFIFOusadoparascripting. PREFIXO/share/micq/*.i18n ArquivosdeInternacionaliza¸ ca˜ ocontendotradu¸ co˜ esdasmensagenseinforma¸ co˜ esdetodos ostextosdomICQ. PTBR mICQ 2 MICQ(1) MICQ(1) BUGS-PROBLEMAS Envierelato´ riosdeBugs/Problemasoucomenta´ riosparaRu¨ digerKuhlmann<micq@ruediger-kuhlmann.de>(emalema˜ oouingleˆ s). AUTHOR Estaman-pagefoiderivadaporJamesMorrison<ja2morrison@student.math.uwaterloo.ca>da pa´ ginaoriginalmı´ nimaescritaporJordiMallach<jordi@sindominio.net>paraosistemaDebian GNU/Linuxeposteriormenteatualizadopor<micq@ruediger-kuhlmann.de>TraduzidoporDeives Michellis<dmichellis@yahoo.com>,eatualizadoporLeonardoRosa<leorosa@feq.unicamp.br>. PTBR mICQ 3